sábado, 21 de julho de 2007

Exibição do Doc "ABC da nossa vida" palco e bastidores Versão II


Foi no dia 20 de Julho ás 22h30 que passou no BNU

O vídeo documental “ABC da nossa vida”palco e bastidores versão II que esteve inserido na MALA07

É um filme sobre o antes, o decorrer e o depois de uma peça de teatro com o mesmo nome.
Esta peça escrita por Jean Tardieu, foi encenada por Duval Pestana durante o verão de 2006 e foi para o palco no mês de Julho no Centro Cultural de Lagos.
O grupo de teatro que representou a peça de Jean Tardieu é a OMINED – Oficina Municipal de Iniciação à Expressão Dramática sediada em Lagos, tendo a sua “casa” vindo a ser o Centro Cultural de Lagos.
O ABC é um documento de imagens sempre em movimento e não só, sobre os bastidores de um palco e das pessoas que se envolvem directamente e indirectamente numa uma peça de teatro.
Filmei durante uma semana e ao fim da mesma, tinha 2h30 de footage, que através da edição reduzi para 20m e 44seg.
As filmagens, foram realizadas antes do ensaio geral numa sala do CCL quando ainda a sala principal não estava disponível.
Depois, continuei a filmar durante o ensaio geral, nos bastidores, na sala de espectáculos, no underground, filmei os camarins e por fim a peça de teatro.
Mas, quanto mais filmava mais esquecia a peça de teatro em si, sentia uma necessidade de filmar as pessoas que estão por de detrás de um espectáculo, os técnicos e todo pessoal envolvido, as actrizes e os actores sem as suas máscaras, um outro lado do palco principal.
Também, estabeleci uma cumplicidade entre o espaço envolvente e as pessoas que trabalhavam no CCL.
No fim do filme, decidi inserir um só take da estreia da peça de teatro, designadamente, quando a actriz Mónica Mayer começa a dançar de uma forma envolvente com as luzes cénicas.
Tomei esta decisão, para que não fossem exibidas mais cenas da peça. Uma vez, que a mesma poderá ser mais tarde reposta. E assim poderão ver a peça de teatro o “ABC da nossa vida ”na íntegra” sendo visualmente assistida pelo próprio (a)o espectador.


Obrigado a todos os que compareceram para o visualizarem

Sem comentários: